APRESENTAÇÃO

Os projetos de pesquisa histórica vem revelando a existência de um conjunto amplo de elementos constitutivos (indivíduos, instituições, associações profissionais, sociedades científicas, periódicos) do campo da saúde pública e da medicina, sobre as quais a bibliografia produzida, especialmente as obras de referência (dicionários biográficos, enciclopédias, catálogos), fornece, via de regra, informações resumidas e superficiais, omitindo importantes subsídios para a reconstituição de suas trajetórias.

O Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930) procura suprimir estas lacunas ao reconstituir a história das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil sob o formato de verbetes. Apresenta a trajetória de médicos e cientistas, dos espaços onde estes se formavam e atuavam (como instituições de ensino, instituições de pesquisa, instituições hospitalares e órgãos governamentais), e das instâncias de discussão e de socialização de seus estudos (associações profissionais e sociedades médicas).

Esta obra, desde o início, contou com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, e representa a consolidação de muitos dos esforços de pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz, tanto em termos de seus resultados e reflexões quanto dos acervos informativos e documentais arrolados ao longo dos projetos realizados. Importa destacar que esta obra só é possível pelo esforço conjunto dos vários departamentos e setores da Casa de Oswaldo Cruz, agregando na sua execução os pesquisadores, os projetos e os produtos de divulgação e informação em ciências da saúde elaborados nesta instituição.

O processamento e disponibilização do Dicionário em meio digital, em uma Home-Page própria, fornecerá o acesso rápido e gratuito a pesquisadores e público em geral interessado em informações importantes sobre 100 anos da história das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil. Esta obra, que em seu lançamento disponibilizará 67 verbetes, será acumulativamente constituída, sendo progressivamente disponibilizados novos verbetes e atualizados, quando possível, os verbetes já on-line.

Formas de Colaboração

Esta obra está vocacionada a receber colaborações de outras instituições e profissionais que queiram contribuir com a identificação ou elaboração de verbetes, que reconstituam a trajetória de médicos e cientistas, dos espaços onde estes se formavam e atuavam (instituições de ensino, instituições de pesquisa, instituições hospitalares e de assistência médica, órgãos governamentais), e das instâncias de discussão e de socialização de seus estudos (associações profissionais e sociedades médicas), no período 1832-1930. ( para maiores detalhes ver Metodologia)